Comparativo de Velocidades
FARDIN, Victor Cavalheiro
OLIVEIRA, Laila Maria de Lima
PACHECO, Monalize Cândido
CASTRO, Mauren
HEITLING, Sabine Leticia
ARNOLD, Elise Ferreira
INTRODUÇÃO:
Os corredores de velocidade, em média são mais pesados em comparação a corredores especialistas em outras provas, nem sempre são os mais altos e a maioria é predominantemente mesomorfo. (RADFORD, 1997).
De acordo com Radford(1997), existem cinco fases distintas em uma corrida de velocidade, mas neste estudo, nos ateremos em apenas duas fases:
- Resposta-Reação;
- Velocidade Máxima;
TEMPO DE REAÇÃO
O tempo de reação define-se como o tempo que transcorre entre o início do estímulo e o início da resposta. A reação ao tiro é uma importante parte da corrida de velocidade. O sucesso aqui reside em encontrar uma combinação de um ótimo estado de excitação e uma prontidão para desencadear uma produção máxima de força muscular no menor tempo possível, (RADFORD, 1997).
VELOCIDADE MÁXIMA
A velocidade máxima é um dos principais objetivos dos treinamentos de velocidade. O seu desenvolvimento deve ocorrer de maneira gradual durante o ciclo anual de treinamento, após um período de condicionamento físico especial, uma vez que as capacidades condicionais gerais neste caso estão devidamente otimizadas. (RADFORD, 1997).
O presente estudo tem por objetivo descobrir em qual metragem o atleta amador e o profissional, transcorrem suas velocidades máximas. Observando suas peculiaridades e seus tempos de reação e suas velocidades máximas em cada trecho dos 100m.
METODOLOGIA:
Para o estudo foram avaliados dois sujeitos, ambos do sexo masculino, sendo um atleta de alto rendimento com idade de 22 e o outro amador com idade de 27 anos. Foram utilizados para a aferição do tempo quatro cronômetros.
Os resultados obtidos nos testes aplicados foram os seguintes:
Atleta com alto rendimento: