Comparac O Es Entre As Teorias De Thomas Hobbes E John Locke

1384 palavras 6 páginas
PRIMEIRO TRABALHO DE CONSTITUCIONAL I
Comparações entre as teorias de Thomas Hobbes e John Locke por Leonardo Laurindo para Profª Camilla Borges Gomes
As teorias do contrato social foram importantíssimas para formação do pensamento político moderno. Embora hoje possam ser consideradas datadas e superadas, foram necessárias para certas rupturas no pensamento da época. Esse trabalho tem como objetivo explicitar essa ruptura fazendo uma breve comparação entre Hobbes e Locke. Mas antes de compararmos os dois contratualistas, devemos entender rapidamente o contexto no qual ambos se inseriam no momento de escrever suas obras.
A burguesia inglesa, mais avançada que a burguesia dos outros países europeus, crescia e se fortalecia no século XVII. Sendo assim, começa uma disputa pelo poder político, que resultou num período conturbado no país, marcado por guerras civis e idas e voltas entre os defensores da monarquia absolutista e a maioria da burguesia, que defendia um Parlamento fortalecido em detrimento do executivo, no poder. É nesse contexto de constantes guerras que Hobbes desenvolve sua teoria cética e pessimista, defendendo como objetivo principal do Estado a segurança e defesa da vida dos cidadãos.
Com a vitória da burguesia e consequentemente dos Parlamentaristas em 1688, um ano depois Locke desenvolve sua teoria que legitima essa tomada de poder - que se deu de maneiras um quanto tanto suspeitas: quem assumiu foi um príncipe Holandês. Sua teoria gira em torno da defesa da propriedade, o que muito convém aos burgueses.
Tendo em mente o contexto, analisemos os pontos de convergência entre ambos teóricos. A principal ruptura que os contratualistas fizeram no pensamento político da época foi levantar a possibilidade de a sociedade e o Estado não serem naturais nem de
Deus, mas construções artificiais do ser humano para os ser humano, criadas com um objetivo específico. Nessa concepção, os seres humanos viveriam num estado de natureza, isto é, um momento histórico onde

Relacionados

  • ANTISERI Dario REALE Giovanni
    148585 palavras | 595 páginas
  • A Invenc A O Do Cotidiano Michel De Certeau 1
    106096 palavras | 425 páginas