COMPANY - Banco de Dados
Modelo Entidade-Relacionamento
Exemplo COMPANY (Navathe):
Uma entidade é um objeto no mundo real que pode ser identificado de forma unívoca em relação a todos os outros objetos. Por exemplo, cada empregado de uma empresa é uma entidade e cada departamento da mesma também.
As entidades classificam-se em: entidades regulares ou fortes e entidades fracas. Uma entidade fraca é aquela cuja existência depende de outra entidade e a entidade forte não depende de outra entidade para existir. Um conjunto de entidades é uma coleção de entidades com características semelhantes e é representado por um retângulo.
No exemplo COMPANY (ou EMPRESA) temos como entidades fortes: DEPARTAMENTO, FUNCIONÁRIO e PROJETO. A entidade DEPENDENTE é fraca porque está em um retângulo com margem, ou seja, o retângulo de uma entidade fraca tem uma margem.
Já uma entidade regular ou forte, pode ser definida como uma entidade não fraca.
Por exemplo, um servidor é uma entidade forte.
Uma entidade é representada por um conjunto de atributos, ou seja, os dados que se deseja guardar sobre cada entidade. Os atributos podem ser:
Simples ou compostos: os simples não são divisíveis e os compostos não possuem valor elementar e podem ser decompostos em atributos simples e/ou compostos;
Monovalorados (um único valor) ou multivalorados (n valores);
Armazenados ou derivados: o valor desse tipo de atributo pode ser derivado de outros atributos ou entidades a ele relacionados;
Nulo: Um atributo nulo é usado quando uma entidade não possui valor para determinado atributo;
Chaves ou determinantes: dado um valor para um atributo, esse valor determina a qual entidade ele está associado.
Devemos ressaltar que os atributos estão restritos ao seu domínio, que é um conjunto de valores que determinados atributos podem assumir.
Os atributos são representados por elipses. As elipses simples são os próprios atributos, como por exemplo: Pnome, Unome, Horas,