COMPACTAÇÃO
Nº
Módulo: 1
SubGrupo: Ensaios
Nome: Compactação – Próctor Normal Sem Reuso
Revisão:
Objetivo/Resumo: Determinar o teor de umidade dos solos.
ENSAIO DE COMPACTAÇÃO SEM REUSO
1. Objetivo
− Determinação da curva de compactação, do teor de umidade de compactação (hótima) e da densidade seca máxima (γSmax), dada pela relação entre teor de umidade e a massa específica aparente seca de solos quando compactados.
− Ensaio realizado sem reuso de material, sobre amostras preparadas com secagem prévia até a umidade higroscópica.
− Uma compactação eficiente torna possível aumentar substancialmente a capacidade de carga e estabilidade do aterro, melhorar a impermeabilidade e reduzir recalques.
2. Introdução
− Ao ser realizada a compactação de um solo, sob diferentes condições de umidade e para uma determinada energia de compactação, obtém-se uma curva de variação das massas específicas secas (γS) em função do teor de umidade (h).
− Esta curva é chamada de curva de compactação, representada em gráfico cartesiano, os teores de umidade em abscissas e as correspondentes densidades de solo seco em ordenadas. (Fig.1).
− Inicialmente, a massa especifica seca cresce com o aumento do teor de umidade até atingir um máximo e depois começa a decrescer para valores, ainda crescentes do teor de umidade.
− A ordenada do ponto correspondente ao pico da curva será a massa específica seca máxima que este solo poderá atingir, para a energia de compactação utilizada e precisando para isto de um teor de umidade igual a abscissa deste ponto.
− Estes valores só poderão ser alterados, variando-se a energia aplicada.
− A coordenada do pico da curva será o par de ordenadas teor de umidade ótima (hótima) e massa específica aparente seca máxima (γSmax).
Data:18/11/2010
1/6
1.4.23
Massa Específica Aparente Seca
Nº
Módulo: 1
SubGrupo: Ensaios
Nome: Compactação – Próctor Normal Sem Reuso
Revisão:
γSmax.
hótima
Umidade (%)