Como é medido o volume do son
O som é estudado na acústica, uma das divisões da física que estuda as oscilações e ondas, que ocorrem em meios elásticos. O som é formado pela vibração de corpos que movimentam as moléculas de ar em meio elástico (como o próprio ar), criando as ondas acústicas ou sonoras que são captadas pelos nossos ouvidos e interpretadas por nós como sons. Outros meios elásticos como água, metais e madeiras, também transportam ondas sonoras, porém, com diferentes resistências. Nem todo som é percebido pelos ouvidos humanos devido à amplitude e / ou frequência das ondas acústicas, e claro, da distância entre a fonte e o ouvinte. As ondas sonoras (acústicas) se dissipam e perdem potência à medida que se afastam da fonte geradora, interpretado pela audição como queda no volume (intensidade) do som. Cada corpo produz um tipo de vibração gerando sons diferenciados quanto à amplitude, duração e tonalidade. A tonalidade de um som depende da velocidade das ondas como veremos a seguir.
2) Quem criou e quando surgiu essa medição?
Foram múltiplos inventores, todos os engenheiros do laboratório Bell Lab se envolveram nessa arte, mas quem ficou com o mérito do nome foi o dono do laboratório, o senhor Alexander Graham Bell. Surgiu nos de anos 1950 quando aviões passaram a "quebrar" a barreira do som rotineiramente.
3) Qual a velocidade do som em diferentes materiais?
Borracha: 60 m/s
Chumbo: 1210 m/s
Ouro: 3240 m/s
Vidro: 4540 m/s
Cobre: 4600 m/s
Alumínio:6320 m/s
4) Quando o homem conseguiu, com maquinas, ultrapassar esses limites?
É o que ocorre com um emissor de som, como o avião. A velocidade de propagação dessas ondas é o que chamamos de velocidade do som, que ao nível do mar em condições de atmosfera padrão é de 1.226 km/h., e diminui com a queda da temperatura do ar. Ficou convencionado que, quando um avião se desloca com uma velocidade igual à do som, ele está voando a Mach 1. Esta unidade é uma homenagem ao físico