Tratamento da agua
Orientador: Prof ª RUBENS.
RONDONÓPOLIS-MT
OUTUBRO – 2014
INTRODUÇÃO
Tratamento de água de Rondonópolis, pesquisada no sanear. Dados passado pela Engenheira Química da ETA(estação de tratamento de água) de Rondonópolis. Conforme a vinda do semestre que vem iremos mostrar como funciona o tratamento, com vídeos e demonstrações pessoalmente.
TRATAMENTO DE ÁGUA EM RONDONÓPOLIS
O Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) é responsável pelo abastecimento do bem potável as residências de mais de 200 mil habitantes da cidade.
A Estação de Tratamento de Água (ETA), manancial superficial, abastece 45% da população e os outros 55% é captados de Poços Tubulares Profundos, hoje ativos totalizando 40 poços, incluso o Distrito de Nova Galiléia, Boa Vista e Campo Limpo. As características físicas e químicas da água devem ser mantidas dentro de certos padrões estebelecidos pela Portaria nº 2914/2011 do Ministério da Saúde, que “dispõe dos procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade”.
Na estação de tratamento devido à qualidade da água bruta, como cor, a turbidez, o sabor, o odor e diversos tipos de contaminantes orgânicos e inorgânicos que geralmente estão associados a partículas suspensas ou dissolvidas, a água passa por todo um processo de tratamento. A água é captada do manancial rio Vermelho e transportada até a estação de tratamento pelas adutoras. Na ETA, a água passa por várias etapas de tratamento, chamado de ciclo completo, composto por tanques que promovem a mistura rápida/coagulação – floculação – decantação – filtração e a última etapa a desinfecção, onde na chegada na ETA, na calha Parshall, a água recebe a solução de cal (hidróxido de cálcio)