como água para chocolate
Recensão Crítica
Como Água para Chocolate
Recensão crítica
Título original: Como Agua Para Chocolate ( México, 1989)
Autor: Laura Esquivel
Editora: Martins Fontes
Tard. : Olga Savary
Origem: Nacional
Ano:2006
Edição: 1º,9ª reimpressão
Numero de páginas: 205
Biografia da autora:
Escritora mexicana, Laura Esquível nasceu a 30 de Setembro de 1950, na cidade do México. Oriunda de uma família católica, manteve, no entanto, desde cedo uma certa abertura de espírito que a levou, na sua juventude, a estudar as filosofias orientais, a praticar a meditação e seguir uma dieta vegetariana. Não obstante, foi grandemente influenciada pela avó, autêntica matriarca da família, que se costumava reunir com as mulheres na cozinha, lugar que Laura Esquível veio a considerar ideal para que o sexo feminino possa partilhar pensamentos íntimos. Trabalhou como educadora de infância mas, dada a escassez de materiais didácticos, começou ela própria a escrever peças de teatro para as crianças…. Em 1985 estreou-se como argumentista, com o filme Guido Guán Y Los Tacos De Oro, obra nomeada para o Prémio Ariel da Academia das Ciências e Artes Cinematográficas. Decidiu prosseguir com um novo argumento, mas tendo sido desencorajada a rodá-lo devido à escassez de fundos necessários, optou por convertê-lo ao formato de romance, surgiu assim Como Agua Para Chocolate.
Sinopse: Neste surpreendente romance que tem como subtítulo Romance em fascículos mensais com receitas, amores e remédios caseiros, tudo gira em torno da cozinha. Cada capítulo é aberto com uma extraordinária (e perfeitamente realizável) receita, em torno da qual não só se aglutinam os comensais que as consomem como também se "cozinham" e "coalham" amores e desamores, risos e prantos.
Recensão Critica
Como água para chocolate é um romance da escritora mexicana Laura Esquivel, este por sua vez veio dar origem a um filme realizado pelo seu marido Alfonso Arou. a meu