Como o nome Pará se originou
Com uma área de 1.247.689.515 km², o Pará é o segundo maior estado brasileiro, atrás apenas do Amazonas.
Se fosse um país, o Pará seria o vigésimo maior país do mundo. Caberia com folga em sua área países como Tailândia, Camboja, Vietnã e Laos somados.
O Pará é o estado mais populoso da região Norte, com mais de 7 milhões de habitantes. O detalhe é que 2,1 milhões vivem na região metropolitana de Belém.
As maiores cidades paraenses são Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá e Castanhal.
Altamira pode não estar entre os mais populosos, mas é certamente o maior munícipio da América Latina e o terceiro do mundo.
Os principais rios do Pará são o Amazonas, o Tocantins, o Xingu, o Tapajós, o Jari e o Pará.
Grande parte do território paraense é plano, com alturas médias inferiores a 200 metros.
O clima paraense é equatorial, com chuvas abundantes e temperatura média anual entre 24º e 26ºC. No auge do calor, a temperatura pode ultrapassar os 40º C em Belém.
No Pará, assim como em toda a região Norte, só existem duas estações: o verão e o inverno. No verão, as chuvas se tornam escassas e no inverno, abundantes. Quando um paraense ou qualquer outro habitante do Norte disser que é inverno em sua cidade, está insinuando que é a época das chuvas.
A maior parte da população é constituída de mestiços, descendentes de ameríndios e europeus.
O Pará possui a terceira maior colônia de descendentes de japoneses do Brasil. As duas primeiras estão em São Paulo e no Paraná.
O maior evento do estado é o Círio de Nazaré, que reúne mais de 1 milhão de pessoas nas ruas de Belém.
Nem todos os brasileiros sabem, mas Belém possui praias com ondas e surfistas. São praias de água doce, como muitas no Norte do país.
A maior ilha-fluvial marítima do mundo é a ilha de Marajó, no litoral paraense.
Uma