Como o Brasil estará na Copa de 2014, e após.
Como o Brasil está agora (2010)
O Brasil hoje enfrenta dificuldades em vários setores, principalmente no pilar social que é saúde, educação e segurança. Mesmo com o notável crescimento e melhorias no campo da economia pouco se fez em relação às citadas áreas. Sendo que na área da saúde os nossos hospitais e profissionais estão necessitando urgentemente de investimentos em melhores salários, melhor capacitação, equipamentos modernos, construção de novos hospitais e unidades de pronto atendimento. As pessoas que possuem uma condição financeira melhor estão procurando os planos de saúde e o sistema privado, pois a saúde publica encontra-se em colapso-o. Os hospitais superlotados, falta de medicamentos, greve de funcionários, filas para atendimento. A população mais afetada é aquela que depende deste atendimento medico, ou seja, a menos favorecida.
O desempenho dos alunos da rede publica encontra-se num estado alarmante. A educação publica enfrenta vários problemas e dificuldades: falta de professores, poucos recursos didáticos, baixos salários, greves, violência dentro das escolas, e outros. Recentemente foi feita uma pesquisa sobre a educação publica, a percepção de 48,7% dos entrevistados é de que a educação publica melhorou, pode estar havendo uma estagnação ou diminuição do ritmo de avanço da qualidade de educação em regiões brasileiras onde os índices são melhores, mas ainda inferiores aos patamares internacionais de qualidade.
A falta de segurança é um dos principais problemas brasileiros. Índices crescentes da criminalidade estão diretamente relacionados ao tráfico e ao consumo de drogas. A violência cresce a cada dia, principalmente nas grandes cidades. Os crimes estão mais presentes no cotidiano das pessoas. Nos jornais, rádios e tv presenciamos cenas de assaltos, crimes e agressões físicas. A falta de um rigor maior no cumprimento das leis, aliada as injustiças sociais, explica em parte