COMO A B BLIA CHEGOU AT NOS
http://www.instituto gamaliel.co m/po rtaldateo lo gia/co mo -a-biblia-chego u-ate-no s/teo lo gia
COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NOS.
digg
A questão de quais livros pertencem à Bíblia é chamada questão canônica. A palavra cânon signif ica régua, vara de medir, regra, e, em relação à Bíblia, ref ere-se à coleção de livros que passaram pelo teste de autenticidade e autoridade; signif ica ainda que esses livros são nossa regra de vida. Como f oi f ormada esta coleção?
Os Testes de Canonicidade
Em primeiro lugar é importante lembrarmos que certos livros já eram canônicos antes de qualquer teste lhes ser aplicado. Isto é como dizer que alguns alunos são inteligentes antes mesmo de se lhes ministrar uma prova. Os testes apenas provam aquilo que intrinsecamente já existe. Do mesmo modo, nem a Igreja nem os concílios eclesiásticos jamais concederam canonicidade ou autoridade a qualquer livro; o livro era autêntico ou não no momento em que f oi escrito. A Igreja ou seus concílios reconheceram certos livros como Palavra de Deus e, com o passar do tempo, aqueles assim reconhecidos f oram colecionados para f ormar o que hoje chamamos de Bíblia.
Que testes a Igreja aplicou?
1) Havia o teste da autoridade do escritor. Em relação ao A.T., isto signif icava a autoridade do legislador,
ou do prof eta, ou do líder em Israel. No caso do N.T., o livro deveria ter sido escrito ou inf luenciado por uma apóstolo para ser reconhecido. Em outras palavras, deveria ter a assinatura ou aprovação de uma apóstolo. Pedro, por exemplo, apoiou a Marcos, e Paulo a Lucas.
2) Os próprios livros deveriam dar alguma prova intrínseca de seu caráter peculiar, inspirado e autorizado por Deus. Seu conteúdo deveria de demonstrar ao leitor como algo dif erente de qualquer outro livro por comunicar a revelação de Deus.
3) O veredicto das igrejas quanto à natureza canônica dos livros era importante. Na verdade, houve uma surpreendente unanimidade entre as primeiras igrejas quanto