Como Deus Sendo Justo Justifica O Mpio
Como Deus sendo justo justifica o ímpio?
digg
Todos os questionamentos surgem porque f alta a compreensão de como se dá a justiça de Deus.
Como Deus justif ica o ímpio ( Rm 3:26 ), se Ele mesmo af irmou que jamais justif ica o ímpio ( Ex 23:7 ). Se é reto que a justiça condene o culpado, um juiz que absolve ou justif ique o injusto não age injustamente?
Uma das inestimáveis doutrinas do Cristianismo é a justif icação. Tal doutrina f oi abordada pelo apóstolo
Paulo quando escreveu aos cristãos em Roma, porém, é mal compreendida por muitos cristãos.
A incompreensão da doutrina da justif icação é nítida desde os primeiros pais da igreja e, assim continuou no período da Idade Média.
Com o advento da ref orma, muitos pensam que houve um retorno aos princípios do evangelho e, que daí por diante o conceito de justif icação é o mesmo exposto pelos apóstolos. Grande equivoco!
Quanto ao sentido do termo traduzido por ‘justif icar’ no Antigo Testamento, na sua maioria o erro decorre da conotação moral e ética que atribuem ao termo. Porém, a vertente mais perniciosa é aquela que vê no termo aspectos f orense, como quando uma pessoa comparece perante um tribunal e é declarada judicialmente justa por ter uma vida coerente com as exigências legais, pois o sentido neotestamentário do termo “justif icar” não guarda relação com a justiça dos tribunais, pois a justiça de Deus se dá através do seu poder.
O apóstolo Paulo é claro ao dizer que o evangelho de Cristo é poder de Deus para salvação de todo o que crê, pois no poder de Deus se descobre a justiça de Deus ( Rm 1:16 -17). Jesus ao curar um paralítico disse: “Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa” ( Lc 5:24 ). Ou seja, a justif icação se dá pelo poder de