Como a taxa Selic influencia no setor automobilístico
Para compreensão de como a taxa Selic influencia o comportamento do consumidor brasileiro no setor automobilístico, é importante contextualizar o mercado automobilístico, os aspectos econômicos que influenciam no comportamento do consumidor e por fim o instrumento da politica monetária, a taxa Selic.
Segundo Yamaguti (2005) o mercado brasileiro de automóveis teve uma evolução positiva na economia nacional nos últimos dez anos. As vendas dobraram nesse período e o setor cresceu quatro vezes mais do que a produção brasileira de uma maneira geral. Os principais fatores desse crescimento podem ser creditados á entrada de novas marcas, montadoras, no início da década de 90, o amadurecimento do consumidor e a melhora do poder aquisitivo da população, tornando assim, o mercado competitivo, agressivo e atraente. Para os consumidores brasileiros nunca o mercado esteve tão farto de opções de modelos oferecidos e de condições de financiamento e consórcios com taxas de juros cada vez mais facilitadas. Para Yanaze (2007) o comportamento do consumidor é basicamente determinado pelos instintos, mas condicionado pelo ambiente e pelas interações sociais e os principais fatores influenciadores são: culturais, sociais, idade, condição econômicos e psicográficos.
De acordo com Churchill (2003) o ambiente econômico para o marketing envolve a economia como um todo, incluindo ciclos de negócios e padrões de gastos, além de questões referentes á renda do consumidor. A análise desse ambiente auxilia dar um nórdico aos profissionais determinar se os cliente estarão dispostos e terão condições de gastar dinheiro em produtos e serviços.
De acordo com Texeira (2010) As políticas monetária e fiscal influenciam o comportamento do mercado por meio de ajustes de taxas de juros, na reserva monetária e nos impostos, podendo estimular o consumo, ao facilitar crédito, ou reduzi-lo , através de ações restritivas. O custo do dinheiro que financia o mercado de negócios também