Idalberto Chiavenato SWOT
3.Análise SWOT e sua utilidade:
A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão muito utilizada pelas empresas como parte do planejamento de Marketing.
1. Forças
2. Fraquezas
3. Oportunidades
4. Ameaças
Forças – Fraquezas - Oportunidades – Ameaças
São ferramentas de apoio ao processo de planejamento estratégico.
Dentro de uma análise organizacional, temos:
1. No Ambiente Interno: Forças e Fraquezas.
2. No Ambiente Externo: Oportunidades e Ameaças.
Sua importância no apoio à formulação de estratégias, deriva de sua capacidade de promover um confronto entre as variáveis internas e externas, facilitando a geração de alternativas de escolhas estratégicas, bem como de possíveis linhas de ação.
A análise SWOT é, portanto, um instrumento de fácil aplicação e pode ser de grande utilidade no planejamento das organizações.
Disponível em http://admunochapeco.blog.terra.com.br/2010/03/30/conceitos-de-carlos-alexandre-de-sa-idalberto-chiavenato-e-maximiano/
Também vale ressaltar que: O objetivo do Modelo SWOT é o de criar uma matriz que cruze as informações levantadas na fase do diagnóstico externo e interno, e que auxilie na identificação de áreas ou de campos de ação a serem priorizados no processo de elaboração das estratégias, a fim de construir uma matriz de apoio à tomada de decisão.
Disponível em http://arquivos.unama.br/professores/iuvb/4semestre/AdmE/aula07/verprint.htm
Assim, fica claro que além de ser uma estratégia simples e vantajosa para a instituição como apresentado no item (b), a Matriz SWOT também, ao propiciar a comparação das oportunidades identificadas no mercado com as fraquezas apresentadas pela empresa, possibilita o desenvolvimento de uma estratégia de alavancagem caracterizada pela mobilização das forças para a busca de vantagem competitiva, conforme apresentado no item (e) da referida questão. Solicito, respeitosamente, que o gabarito seja trocado para alternativa (e), em vista de sua maior