Como uma estrelas na terra
Local: Índia - Ano: 2007
Sinopse:
O filme retrata as dificuldades enfrentadas por uma pessoa com um distúrbio de aprendizagem, a dislexia. Ishaan está pela segunda vez no 3º ano do Ensino Fundamental, não faz as lições e por isso está sempre encrencado. Ishaan é um garoto de oito anos que não possui muitos amigos. Apresenta muitas dificuldades na escola, tendo sido reprovado no ano anterior. Já seu irmão é o melhor da classe, tendo sucesso nos esportes também. Quando sua mãe Maya, tenta lhe ensinar as lições, percebe que ao invés de escrever a palavra mesa; o garoto escreve “mes” ou “meas” e troca “te” por “de”. Os pais de Ishaan pensam que ele faz de propósito, que não é interessado pelos estudos e na escola os professores pensam da mesma forma. Após uma reunião com os professores de Ishaan, que informam aos pais que o menino não apresenta avanços na escola, eles decidem enviar o garoto a um colégio interno para que seja disciplinado e consiga êxito nos estudos, pois as professoras dizem que ele precisa de educação especial e que Ishaan não é normal.
No colégio interno os professores são tradicionalistas e as dificuldades de Ishaan aumentam, pois todos o chamam de burro e desinteressado. O tempo passa e Ishaam irá perdendo aos poucos seus referenciais sociais (família e amigos) e passa a entrar num perigoso ciclo autodestrutivo – inclusive com a possibilidade do suicídio ou o abandono social. No colégio ele vai sofrendo severas punições dos professores, fazendo assim com que ele vá perdendo a alegria de viver e vai deixando de fazer suas pinturas, da qual tanto gostava.
Tudo muda quando um professor eventual de artes é contratado. O professor Nikumbh tem uma postura construtivista que além do trabalho no colégio, leciona também em um colégio para crianças com necessidades educacionais especiais. E ao longo de suas aulas passa a entender parte da