Como surgiu o Capitalismo
Nós ficarmos na Europa dos séculos IV a XIV (301-400 a 1301-1400) foi o período que deu origem a sociedade atual.
A partir de XIV, esse mundo começará a se transformar rapidamente. Pois de mundo, a Europa caminhou para o mundo urbano-industrial, foram preciso no mínimo três séculos para que ela se completasse, foi uma mudança social radical, muitos a chamaram de Revolução Industrial. Essa revolução, que levou a Europa ao capitalismo.
Em primeiro lugar foi uma revolução econômica, pois a organização do trabalho se alterou profundamente da sociedade estratificante em dois grandes grupos sócias senhoras e servos. Entre eles surgem novos grupos: Os comerciantes e os artesãos livres.
Em segunda lugar houver uma revolução politica, pois os antigos nobreza feudal perdeu o domínio para a burguesia, economicamente mais forte. Enquanto no feudalismo persistia uma politica que representava os interesses dos senhores feudais e do clero. São Agora os empresários que passarão a organizar a politica a partir do nasce o estado moderno.
Etapas do Capitalismo
As etapas do capitalismo são:
Pré-Capitalismo (século XI ao século XV)
Comercio e as produções artesanais começaram a se expandir, mas o trabalho assalariado ainda e uma exceção, predomina o trabalho independente dos artesãos donos dos meios de produção. Prossegue ainda o trabalho servil que começa a ser a substituído pelo trabalho assalariado e por formas de arredamento da terra.
Capitalismo comercial ou mercantil (Século XV ao século XVIII)
O trabalho independente ainda predomina, mas se expandir o regime assalariado a maior parte do lucro concentra-se nas mãos dos comerciantes.