Como surgiu a Copa do Mundo
A história da Copa do Mundo de Futebol da FIFA se iniciou em 1928, durante um congresso da entidade, quando Jules Rimet conseguiu a aprovação para criar um torneio internacional. A primeira competição ocorreu em 1930, tendo a participação de 13 equipes convidadas, tendo o Uruguai como país-sede e como campeão. Com o crescimento da competição, hoje é necessário passar por uma etapa classificatória de dois anos de duração, que conta com a participação de aproximadamente duzentas seleções de países, para participar do campeonato.
A Copa do Mundo ou Campeonato Mundial de Futebol, é a maior competição de um único esporte em todo o planeta. Consegue se igualar em importância, às Olimpíadas.
Mas para sabermos como surgiu este evento esportivo, vamos voltar um pouquinho no tempo.
Tudo começou através de amistosos entre as comunidades britânicas. O primeiro amistoso de que se tem notícia, foi entre as seleções da Escócia e da Inglaterra, no ano de 1872. Naquela época, o futebol era pouquíssimo praticado fora das terras da Grã-Bretanha. Com o período de intercâmbio estudantil, a ida de operários ingleses para trabalhar em outras regiões do globo e os estrangeiros fazendo o nível superior na Inglaterra, o esporte acabou sendo difundido em outros países.
Pela sua popularidade, houve a necessidade de se criar uma federação que regesse o futebol e congregasse os países interessados e desenvolver ainda mais esta nova prática esportiva. Em maio de 1904, nasce a FIFA (Fédéracion Internacionale de Football Association, em francês), que reunia sete países europeus, a saber: a França, a Bélgica, a Dinamarca, a Holanda, a Espanha, a Suécia e a Suíça. Atualmente, a entidade possui 213 filiados, mais até do que a ONU. Seu primeiro presidente foi o francês Robert Guérin, eleito dois dias após a fundação da entidade, em 23 de maio de 1904.
Anos mais tarde, a FIFA, a federação que reúne os países do Reino Unido, associou-se à