Como surgiram os processos de R S
Os estudos referentes à Administração de Recursos Humanos nas empresas iniciaram como Administração Cientifica com Henry Fayol e Frederick W. Taylor na cidade de Paris, em 1916, buscando fundamentar as atividades administrativas, substituindo a improvisação e o empirismo vigentes até então.
Henry Ford contribuiu amplamente nessa administração como uma das principais bases do inicio do século. Em 1927, Elton Mayo desenvolveu experiências em relação ao comportamento humano no trabalho recebendo o nome de Administração de Pessoal (GIL, 2008).
Recursos Humanos é uma área relativamente nova, surgiu no início do século XX. Seu primeiro nome foi Relações Industriais devido às relações, empregador versus empregado e, de lá para cá, foi sendo uma atividade mediadora entre as organizações e as pessoas com o objetivo de reduzir os conflitos existentes entre os objetivos organizacionais e os objetivos individuais, crescendo e agregando em si mesma uma série de desafios e responsabilidades que antes não se supunham existir (CHIAVENATO, 2004)
Os processos de recrutamento e seleção são atividades que surgiram desde que nasceram as primeiras oportunidades formais de emprego. Aqui no Brasil, a história do recrutamento e seleção coincide com a chegada das primeiras indústrias, durante a revolução industrial. As fábricas estavam se instalando muito rapidamente e para seu funcionamento precisavam empregar de forma também, bastante rápida as pessoas que iam operar as máquinas, então a procura por empregados era muito grande. Por outro lado, a procura por emprego também era imensa, pois os artesãos acabavam de perder os seus “fregueses” para os produtos industrializados, a eles somente restou a possibilidade de emprego nas indústrias, afinal de contas precisavam manter a si a suas famílias.
Devido a este grande fluxo de contratações as próprias indústrias sentiram a necessidade de organizar a entrada destes