Como se faz um paper
• Tamanho do Papel = A4;
• Margem: 3 cm para a margem esquerda e superior, e 2 para a direita e parte inferior;
• Fonte: Time New Roman 11 para o resumo e abstract. Para as demais partes do trabalho, usar Time New Roman 12;
• Espaço entre linhas: 1,5, não existindo espaço entre os parágrafos; Título do trabalho resumo, abstract e capítulos devem ser centrados e em negrito.
Paper
Caracteriza-se pela originalidade, ou seja, as reflexões devem ser do autor do paper. Se o seu autor apenas compilou informações sem fazer avaliações ou interpretações sobre elas, o produto do seu trabalho será um relatório e não um paper. Espera-se de que o escreve uma avaliação e/ou interpretação dos fatos ou das informações que foram recolhidas, ou seja, o desenvolvimento sintético de um ponto de vista acerca de um tema, de uma realizada e observada, de um texto, uma tomada de posição definida e a expressão dos conhecimentos de forma original (MEDEIROS, 1997, p. 187). Segundo a ABNT (1989) paper é um pequeno artigo científico, elaborado sobre determinado tema ou resultados de um projeto de pesquisa para comunicações em congressos e reuniões científicas, sujeitos à sua aceitação por julgamento. Os propósitos de um paper são quase sempre os de formar um problema, estudá-lo, adequar hipóteses, cotejar dados, prover uma metodologia própria e, finalmente, concluir ou eventualmente recomendar. Num paper a opinião do autor é velada e tem a aparência imparcial e distante, não deixando transparecer tão claramente as crenças e as preferências do escritor. Segue a mesma seqüência de um trabalho de pesquisa, devendo conter entre 15 a 20 laudas.
Artigos
• Relato de pesquisa ou estudo de caso. Descrição de um único caso (ou mais) atendido em diferentes áreas. Sugere-se que o caso seja singular, isto é, que tenha algum aspecto particular que justifique a publicação do estudo.
• Ensaio (estudo bibliográfico ou históricos). Trata-se de