Ola uit e emergencia
DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS
Por: Felipe Eugenio de Espindola Ferreira
Drogas Lícitas
Cigarro
A nicotina age no sistema nervoso central e dá um pequeno estímulo no usuário. Apesar de ser um estimulante, a nicotina causa também relaxamento no consumidor, já que provoca a diminuição do tônus muscular. Outro efeito causado pelo consumo do tabaco é a perda de apetite.
A nicotina prejudica a digestão e causa também o aumento dos batimentos cardíacos, da pressão arterial e da frequência respiratória; provoca tremores, insônia, náusea, diarreia, vômitos, cefaleia, tontura, fraqueza, dor no peito e traz sérios danos ao sistema respiratório, podendo causar doenças como a pneumonia, enfisema pulmonar e infecção das vias respiratórias. O tabaco apresenta ainda diversas substâncias que podem causar câncer em diversas partes do corpo como a boca, esôfago, laringe, pulmão, rins, pâncreas e bexiga.
A pessoa que para de consumir tabaco bruscamente sofre de uma forte síndrome de abstinência – reações do corpo à falta da nicotina – que causa: 1. irritabilidade, 2. agitação, 3. tontura, 4. insônia, 5. dor de cabeça, 6. prisão de ventre, 7. sudorese, 8. dificuldade de concentração, 9. desejo quase incontrolável de consumo do cigarro.
alcool
É no intestino que 75% das moléculas de etanol passam para o sangue. O principal ingrediente das bebidas alcoólicas é a molécula de etanol. Assim que a pessoa toma um gole, uma pequena parte dessas moléculas já começa a entrar na corrente sanguínea pela mucosa da boca. Pelo esôfago, a bebida chega ao estômago. Até deixar esse órgão só 25% do etanol entrou no sangue. O resto só cai na corrente sanguínea quando a bebida chega ao intestino delgado - órgão cheio de vasos e membranas permeáveis. São necessários de 15 a 60 minutos para todas as moléculas de etanol entrar na circulação e se espalharem pelo corpo. Esse tempo depende de fatores como a presença de comida no estômago e a velocidade