Trabalhos academicos
Redigir um short paper é uma estratégia de aprendizagem que visa contribuir para o desenvolvimento da criatividade dos alunos, pois os leva a refletir e interpretar um texto ou situação vivida. Esta estratégia faz com que o professor deixe de ser um mero repetidor de conhecimentos e o aluno um receptor passivo. O exercício de questionar e se posicionar criticamente diante de um assunto ou acontecimento leva o aluno a uma posição ativa no processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, ao questionar, o aluno contribui para a construção de novos conhecimentos e o professor deixa de ser o "sabe-tudo".
Segundo o Caderno de Metodologia da Unisul, um short paper, como a tradução de seu nome indica, é um trabalho pequeno, conciso, que aborda um único problema ou questão.
"Para entender melhor, basta pegar um exemplo prático: diante de um texto ou realidade observada, sempre ou quase sempre aparecem certas singularidades ou partes mais específicas, o que significa afirmar que se pode discorrer apenas sobre uma destas partes. A decisão sobre qual ponto específico abordar pode ser definida pelo professor, que pode, também, deixá-la a critério do aluno. Deve ficar evidente, no entanto, que o fato de o short paper (ou issue paper) ter uma abrangência menor em termos de abordagem, não significa dizer que o conteúdo deva ser tratado com menor profundidade. Pelo contrário: a delimitação do tema propicia o aprofundamento do conteúdo." (Unisul, 2002)
Um short paper não é, portanto, um resumo do texto original, mas sim um posicionamento pessoal de quem o escreve em relação ao tema proposto.O QUE UM SHORT PAPER DEVE CONTER:
A estrutura do short paper deve conter:
a) capa;
b) folha de rosto (opcional);
c) introdução (1° parágrafo): objetivo, delimitação (nesta é muito importante situar o objeto específico de reflexão dentro do contexto geral em que esta foi delimitada);
d) desenvolvimento: posicionamento,