Como Sa o Formados os Desertos
Desertos quentes podem resultar do arrefecimento à temperatura média porque refletem mais da luz de entrada. Cientistas apontam quatro causas relacionadas com a formação:
Formação da célula de alta pressão subtropical;
O efeito sombra de chuva no cinturão de ventos alísios;
O efeito das correntes frias ao largo da costa oeste dos continentes nas latitudes.
As areias de depósito de um deserto ao longo da fronteira para a terra fértil.
Pressão Alta
A Terra não é aquecida de maneira igual pelo Sol. No Equador, que recebe maior calor, o ar quente sobe criando uma zona de baixa pressão e se espalha para os trópicos até esfriar. Grande parte da umidade é perdida. Ventos secos criam áreas de alta pressão nas quais a maioria dos desertos está encontrada – trópicos de Câncer e Capricórnio.
Seca: Correntes de Ar
Grande parte das correntes de chuva que surgem do mar recebe umidade ao longo do caminho. O ar fica mais seco no interior e acontece criação de desertos em locais com pouca chuva cair pouco. Chamadas de zonas desérticas continentais por causa da localização no interior. Elas têm as temperaturas mais flutuantes do mundo (exemplo: em Gobi, temperaturas entre 45ºC no verão e -40ºC durante o inverno).
Sombra de Chuva
O vento sobe do mar para as montanhas para resfriar e chover no lado de barlavento. Ao atingir no sotavento o vento é seco, portanto, há pouca chuva. Desertos são formados na sombra da chuva das zonas montanhosas. Um exemplo está no Death Valley, EUA.
Correntes Oceânicas
A água circula de forma constante ao redor dos oceanos com correntes marítimas, que é ou quente ou fria. Água de regiões polares varre para o equador ao longo das costas ocidentais dos continentes.
Estas correntes frias resfriam o ar, forçando chover sobre o mar, causando desertos para formar a costa. Quando a atmosfera quente se encontra com mares frios a umidade atinge a costa pela névoa. As chuvas não penetram