Como Produtos Inteligentes E Conectados Est O Transformando A Competi O
Esses produtos tem três elementos fundamentais: componentes físicos, componentes
“inteligentes” e componentes de conectividade.
Os componentes físicos abrangem as partes mecânicas e elétricas do produto. Em um carro, por exemplo, eles incluem o bloco do motor, os pneus e a bateria.
Os componentes inteligentes abrangem os sensores, microprocessadores, armazenamento de dados, controles, software e, normalmente, um sistema operacional integrado e uma melhor interface com o usuário. Em um carro, por exemplo, os componentes inteligentes incluem a unidade de controle do motor, o sistema antitravamento de freios, telas sensíveis ao toque e parabrisas com sensores de chuva e limpadores automáticos. Em muitos produtos, o software substitui alguns componentes de hardware ou permite que um único dispositivo físico atue em vários níveis. Os componentes de conectividade abrangem as portas de comunicação, antenas e protocolos que permitem conexões (com ou sem fio) com o produto. A conectividade tem três formas, que podem estar presentes em conjunto:
De um para um: um produto individual se conecta ao usuário, ao fabricante ou a outro produto através de uma porta ou de outra interface. por exemplo, quando um carro é ligado a uma máquina de diagnóstico.
De um para muitos: um sistema central está continuamente ou intermitentemente conectado a muitos produtos simultaneamente. Por exemplo, muitos automóveis Tesla estão conectados a um único sistema do fabricante que monitora