Como Plantar Grama
Plantar um gramado bonito é o sonho de todas pessoas que moram em casa, ou estão construindo, e pretendem ter grama na frente de casa. Por isso, é uma dúvida comum das pessoas como plantar grama.
Veja as etapas necessárias para você ter um gramado bonito:
Plantio da Grama
Antes de mais nada, o terreno deve ser cavoucado para retirar pedras e entulhos em geral. Comece agora o trabalho de nivelamento do jardim para que a forração acompanhe a altura do calçamento, plantando as placas e tapetes 5cm abaixo do nível da calçada, para não haver o desnível. Todas as espécies podem ser plantadas a partir de sementes, mudas, placas (30x30cm) ou tapetes (0,40 de largura x 1,25 m de comprimento). A terra precisa ser saudável, sem pragas.
Irrigação
Com atenção ao tipo de gramado e clima, a irrigação deve ser feita em intervalos mínimos de 15 dias no verão e, no máximo, 60 dias no inverno, sem encharcá-la e preferencialmente pela manhã. No frio a umidade se conserva mais, então uma rega só é suficiente.
Adubação do gramado
Faça uma cobertura de adubo orgânico (com húmus de minhoca, esterco e restos de vegetais em decomposição) nas primeiras fases do plantio, antes que a grama fixe suas raízes. Use 2kg de húmus por metro quadrado e depois de enraizada a grama repita a adubação duas vezes por ano. O adubo químico só deve ser usado em pouca quantidade e muita água, e só no início da primavera.
Poda da grama
Cada espécie tem uma altura ideal para o corte, mas o recomendável é quando a grama ultrapassar 2 cm de altura. Ex.: batatais (5cm), inglesa (20cm), japonesa (2cm), esmeralda (3 cm), são-carlos (20cm), bermudas ( 2cm) e grama preta (30cm).
Espécies de grama
Inglesa (Stenotophrum secundatum): ou santo-agostinho, não se adapta ao frio, mas é tolerante a salinidade sendo ideal para o litoral. Do tipo ornamental não suporta ser pisoteada.
São-carlos (Axonopus compressus): se adapta a umidade e ao frio e deve ser colocada em áreas de muito sol. Na estiagem deve ser