Como Ler o Valor de Capacitores
Os capacitores são elementos de um circuito que reagem a sinais que se alternam rapidamente em comparação a sinais que mudam lentamente ou que são estáticos. Esses componentes podem armazenar energia e devolvê-la ao circuito conforme necessário. O uso mais comum dos capacitores é para absorver ruídos, o que, por definição, são sinais que se alternam rapidamente, e separá-los do sinal que realmente interessa. Para capturar tipos diferentes de ruídos, são necessários valores diferentes de capacitores. Use as dicas abaixo para aprender a ler as características de um capacitor e determinar o seu valor.
1
Compreenda as unidades de medida dos capacitores. A unidade de capacitância é o Farad (F). Esse valor é muito grande para ser usado em um circuito. Em circuitos eletrônicos, são utilizadas denominações menores de capacitância.
Leia uF como microFarad. O valor de 1 microFarad é 1 x 10-6 Farad.
Leia pF como picoFarad. O valor de 1 picoFarad é 1 x 10-12 Farad.
2
Nos capacitores maiores, leia o valor diretamente no corpo do componente.Se a superfície do capacitor for suficientemente grande, o valor estará impresso nela. Por exemplo, 47uF indica que o valor dele é 47 microFarads.
3
A capacitância de capacitores menores estará disposta em dois ou três números. Além disso, os designadores uF ou pF não estarão impressos devido ao tamanho reduzido do componente.
Considere um número de dois dígitos como o valor em picoFarads (pF). Por exemplo, 47 deve ser lido como 47pF.
Considere um número de três dígitos como o valor de base da capacitância em pF e um multiplicador. Os primeiros dois dígitos indicarão o valor do componente em picoFarads. O terceiro será um multiplicador do valor anterior, usado para encontrar o valor real da capacitância.
Utilize o terceiro dígito (varia de 0 a 5) para colocar o número correspondente de zeros ao lado do número que representa o valor. Se o terceiro dígito for 8, você deve multiplicar o valor do componente