Como gelar a cerveja em poucos minutos
09 de agosto de 2012
Em datas comemorativas ou reuniões com amigos e família, é muito comum esperar para que as cervejas ou refrigerantes esfriem. Na geladeira esse processo pode demorar até algumas horas, especialmente quando ela é aberta diversas vezes. Com uma mistura simples, é possível gelar as bebidas com rapidez e praticidade.
A dica é misturar um saco de gelo, meio quilo de sal e meio litro de álcool dentro de uma caixa de isopor. Após, é apenas mergulhar as latinhas, garantindo que estejam totalmente em contato com a combinação, e esperar cerca de três minutos.
O sal é dissolvido com facilidade na água, reduzindo o seu ponto de resfriamento. A água pura congela em temperaturas muito próximas de 0º, já a mistura de água com sal, precisa de uma temperatura menor para o congelamento. Ao colocar sal no gelo, parte dos cubos derrete, e assim, o calor é roubado durante a troca de estado físico, esfriando a mistura como um todo.
Além disso, o sal quando derretido causa uma reação endotérmica, reduzindo ainda mais a temperatura. O papel do álcool é semelhante. Ele derrete o gelo, “rouba” o calor e diminui ainda mais o ponto de congelamento. É usado porque quando a temperatura ficar abaixo de -9 ºC, o sal perde um pouco do efeito.
Como as latinhas são de alumínio, que é um bom condutor de calor, em três minutos elas encontram o equilíbrio térmico. A temperatura da mistura fica abaixo de zero, por isso o ideal é seguir sempre os três minutos, para atingir a temperatura ideal sem correr o risco de congelar as