Como funciona o mercado internacional
Neste mundo globalizado, onde a agilidade em transmissão de dados e produtos deve ser tratada com uma significativa atenção, não existe mais dependência de países para compra de algum tipo de produto ou serviço, o mundo se tornou aberto para quem busca os melhores negócios. As estratégias a serem tomadas pelas organizações devem sempre mirar o mundo e não apenas o patriotismo.
Os grandes pilares da economia mundial, países desenvolvidos, são basicamente fontes produtoras de produtos e serviços com alta tecnologia, e produtos industrializados com um padrão elevado de qualidade comparando com os países emergentes. Os países emergentes por sua vez, têm a característica de não terem a tecnologia, porém, na maioria das vezes produzem os produtos primários para países com uma melhor situação econômica. Podemos dizer que temos um ciclo no mundo onde a as commodities saem de um lugar x para ser trabalhado em um lugar y e ser vendido para quem pagar mais, basicamente essa é a teoria das relações comerciais no mundo. A fidelização não é tão praticada como antigamente.
Um método bastante utilizado nos países são os blocos econômicos, estes que por sua vez tendem a agregar um grupo de países com um objetivo comum, tendo a finalidade de desenvolvimento de suas economias por meios de quebrar as barreiras comerciais e reduzir as barreiras alfandegárias. Podemos dar um exemplo de sucesso mundial o UE, que é oriunda das forças do Reino Unido, Alemanha, França, etc. A maioria das nações do EU, adotaram utilizar uma moeda única para facilitar algumas transações como: maior possibilidade de escolha de preços mais estáveis para consumidores e cidadãos, mercados financeiros mais integrados entre outras. O objetivo principal da UE foi se juntarem para concorrer com a pesada economia dos Estados Unidos.
Não é apenas na Europa que existem estes blocos econômicos na América do Norte temos a (Nafta), na