Como funciona o C2B - Consumer-to-business
C2B ou Consumer-to-business é a sigla usada para definir a venda de serviços de indivíduos pela Internet. Um exemplo bem claro são os envios de currículos para diversas organizações por pessoas físicas em busca de oportunidade de trabalho. Seria, em palavras mais claras, a relação entre consumidores e empresas. Neste modelo as empresas se adequam ao consumidor, oferecendo a melhor proposta.
Consumer-to-business (C2B) também é um modelo de negócio em que os consumidores (pessoas físicas) criam valor, e as empresas consomem esse valor. Por exemplo, quando um consumidor escreve comentários, ou quando um consumidor dá uma ideia útil para o desenvolvimento de novos produtos, em seguida, essa pessoa é a criação de valor para a empresa, se a empresa adota a entrada.
C2B modelo, também chamado de leilão reverso ou modelo de cobrança de demanda, permite que os compradores para nomear seu próprio preço, muitas vezes de ligação, de um bem ou serviço específico gerando demanda. O site recolhe os lances de demanda e, em seguida, oferece os lances para os vendedores participantes.
Outra forma de C2B é o comércio eletrônico modelo de negócio, em que os consumidores podem oferecer produtos e serviços para as empresas e as empresas de pagá-los. Este modelo de negócio é uma inversão completa do modelo de negócio tradicional, onde empresas oferecem produtos e serviços aos consumidores (business-to-consumer = B2C). Podemos ver este exemplo em blogs ou fóruns de internet, onde o autor oferece um link para um negócio on-line facilitando a compra de algum produto (como um livro em Amazon.com), e o autor pode receber receita da filial de uma venda bem sucedida.