Como funciona o Bluetooth
O codinome do projeto era "Bluetooth", que, como já foi dito, foi inspirado no rei Haroldo I, que ostentava o título de Blåtand, cujo significado pode ser "homem notável de tez escura", ou literalmente "dente azul" - embora, diferentemente do que diz a crença popular, Haroldo I não tinha realmente dentes azuis.
Segundo os engenheiros, eles escolheram o rei por duas razões: primeiro porque a tecnologia nasceu em um país nórdico, e segundo porque, assim, como Haroldo I unificou a Dinamarca, eles queriam integrar os componentes usando uma única tecnologia. Para o símbolo foi escolhido uma junção das letras H e B, as iniciais do rei, em letras do antigo alfabeto nórdico. Aparentemente Haroldo I é tão respeitado por lá que, em 1999, a Ericsson erigiu uma pedra em homenagem a ele em frente à sede da empresa, em Lund, na Suécia.
Desde que foi lançada ao público, em 1998, a tecnologia é controlada pelo Bluetooth Special Interest Groups (SIG), uma organização formada por milhares de empresas de tecnologia ao redor do globo. Atualmente, ela conta com mais de 14 mil membros de companhias como Motorola, Microsoft, Toshiba e Intel, que criam as especificações técnicas e atestam os padrões de qualidade do Bluetooth.
Como funciona o Bluetooth
Numa rede Bluetooth, a transmissão de dados é feita através de pacotes, como na Internet. Para evitar interferências e aumentar a segurança, existem 79 canais possíveis (23 em alguns países onde o governo reservou parte das freqüências usadas). Os dispositivos Bluetooth têm