Exercício de Filogenia
1- A figura abaixo reúne cinco táxons (A, B, C, D, E) representantes de um grupo hipotético de lagartos e o táxon que representa o grupo-externo.
A) Faça uma lista de caracteres e estabeleça seus estados de caráter.
Exemplo: Caráter 1: cor dos olhos Estado de caráter (0) pretos; (1) brancos
B) Construa uma matriz de caracteres, polarizando cada um deles. Veja o exemplo abaixo e proceda assim para os demais caracteres. Lembre-se: estado primitivo (ancestral, plesiomórfico) = 0; estado derivado (apomórfico) = 1, 2, etc.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA
COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
PRINCÍPIOS DE TAXONOMIA – EXERCÍCIOS DE FILOGENIA
C) Elabore cladogramas parciais para cada caráter listado na sua matriz. Veja o exemplo abaixo, com base no caráter 1, cor dos olhos.
D) Após a elaboração de todos os cladogramas parciais, monte um cladograma final, colocando todos os caracteres analisados em um único cladograma.
E) Como você pode interpretar o cladograma final obtido?
2 – Construção de Cladograma com Braquiópodes
Etapa 1 - Seleção dos caracteres
Nessa etapa são listados os caracteres que estão evidenciados na evolução do grupo em questão. Podem ser quaisquer características que variem dentro do grupo e que sejam presumivelmente herdáveis.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA
COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
PRINCÍPIOS DE TAXONOMIA – EXERCÍCIOS DE FILOGENIA
Etapa 2- Determinação da polaridade
O segundo procedimento é determinar quais dos estados de caráter são primitivos e quais são derivados, ou seja, determinar a polaridade. Para isso, você deve determinar um grupo externo, ou seja, um táxon que apresente os caracteres em seu estado primitivo, da mesma forma que o ancestral do grupo estudado. Assim, os estados de caráter para o grupo externo são assinalados com "0" e o(s) outro(s) estado(s) de caráter, com "1", "2", etc., de acordo com a necessidade.