Como Funciona uma usina nuclear
Nesse sistema o reator é montado de maneira a intercalar barras de combustível físsil (material capaz de sustentar uma reação em cadeia de fissão nuclear, como por exemplo, o urânio 235 ou plutônio 239), com barras de moderador de nêutrons, denominadas barras de controle, cuja função é diminuir a velocidade dos nêutrons liberados nas fissões do urânio ou do plutônio, possibilitando o prosseguimento da reação em cadeia.
Movimentando-se as barras de controle, para baixo ou para cima, é possível controlar a quantidade de energia liberada nas barras de combustível. O calor gerado eleva a temperatura da água no interior do reator.
Uma bomba circula a água quente para um gerador de vapor de água, e o vapor aciona uma turbina, que opera um gerador elétrico. O vapor da turbina entra no condensador, onde passa para a fase líquida na serpentina de refrigeração (condensador). A água utilizada na refrigeração do condensador provém de um rio, mar ou lago situado nas vizinhanças do reator. Observe o esquema a seguir :
Figura 1 - Funcionamento de uma Usina Nuclear.
No entanto, devido a vários fatores, a energia elétrica provida de usinas nucleares vem ganhando força, 6% da energia elétrica, enquanto fontes menos nocivas como hidrelétricas e eólicas formam apenas 7% de toda energia elétrica consumida na Terra.