Como fazer o plano de carreira dos funcion rios e se desenvolver como gestor
Lembra quando você estava em seu primeiro emprego – se é que você já não começou, logo de cara, como empreendedor – e tinha uma ânsia gigante de saber como seria o seu futuro profissional? Eu sempre foi muito ansioso (chegavam a me comparar com um daqueles bichinhos do filme “Os Sem Floresta”, de tão acelerado que era) e isso sempre fez com que eu aprendesse coisas superlegais e que não tinham muita ligação com a função pela qual eu havia sido contratado inicialmente.
Expliquei tudo isso porque não importa o porte da empresa que você gere e nem o número de funcionários que você tem, ter uma conversa com cada um deles sobre carreira é importantíssimo para o desenvolvimento deles, de sua companhia e, obviamente, de seu perfil como gestor.
Em primeiro lugar, é importante estabelecer uma relação de confiança entre você e o colaborador. Afinal, ninguém vai querer ouvir conselhos de alguém que não conhece, não é mesmo? Passada esta etapa, vamos para o passo a passo.
Visão de futuro
Veja com o colaborador se ele tem vontade de crescer na carreira, mesmo que não seja em sua empresa. Como ele se imagina em três anos? Qual cargo quer atingir? Deixe ele ser sincera, mesmo que o foco dele seja trabalhar em outra companhia, ou, quem sabe, abrir sua própria marca. Não é porque alguém possui um cargo operacional que não pode almejar uma posição na diretoria. A pessoa pode, hoje, não estar preparada para chegar ao ponto que deseja, mas nenhum caminho é impossível de trilhar e é dever do líder – atenção à palavra dever, e não favor – ajudar o pupilo neste caminho.
Identificando pontos fortes e fracos
Sabendo disso, será preciso, então, ajudá-lo a identificar os pontos fortes que o ajudarão a chegar aonde quer, e os fracos, que precisarão ser trabalhados e treinados. Sim, anote, escreva em um papel, do lado esquerdo, pontos fortes. Do lado direito, os fracos. E trabalhe cada um deles com atenção.