Como fazer um treinamento de sucesso
Por Thais Cadorim [pic]
Sempre ouvi pessoas reclamando dos treinamentos dos quais participam: São cansativos, monótonos, longos demais, dão sono e com pouco tempo, se lembram apenas de um ou outro flash.
Eu estive refletindo sobre o assunto e acho que com algumas medidas simples, pessoas incumbidas da tarefa de ministrar um treinamento podem fazer sucesso, mesmo que não sejam pedagogos ou grandes oradores.
Acredite no que está falando
Você já assistiu a uma palestra com alguém que não tem certeza do que diz? Você não sabe se pode acreditar num sujeito que não acredita nele mesmo.
Procure conhecer o conteúdo.
Não é preciso decorar, mas é preciso entender o contexto. Acreditar no que está falando, com convicção, com honestidade.
Cuidado com os tomadores de atenção [pic]
É importante prender a atenção da plateia, mas pelo conteúdo, não pelo decote, pelo relógio de ouro, pelo excesso de maquiagem, pelo buraco no bolso da camisa… Cuidado!
Tenha cuidado com sua aparência, se vista adequadamente _Em Roma faça como os romanos! Sem exageros. Roupas devem estar limpas, bem como os dentes (Já pensou pagar casquinha de feijão no treinamento… Você perderá o respeito das pessoas por duas encarnações). Tenha uma postura positiva, levante o olhar, fale pra fora, procure colocar as mãos onde elas possam lhe ajudar e não onde podem chamar mais atenção do que seu discurso.
Pense antes de falar e, respire
Falar antes e pensar depois pode ser um perigo. Veja o que passa a assessoria de impressa de alguns famosos, tentando emendar o soneto.
Cuidado com o que fala e como fala, com os termos que usa, com gírias, com palavrões! _Minha mãe sempre lembra: “O hábito do cachimbo deixa a boca torta”. Se estivermos acostumados a usar gírias e palavras de baixo calão, muito provavelmente as usaremos palestrando. Fique atento ao seu público. Contar algumas piadas pode ser