como fazer um gerador de energia com um motor de dvd player
Unidade Santa Cruz
Gerador Eletrostático
Jonas Alves Nogueira Garcia – Eletrotécnica – Turma A 2013
Thayna da Silva Cruz Porto – Turma A 2013
Nathalia Teodorio da Silva – Turma A 2013
James Taylor Silva de Oliveira – Turma A 2013
Crislayne Justina Rutter – Turma A 2013
Rio de Janeiro, 05 de Outubro de 2013.
ESCOLA TÉCNICA ELECTRA
Unidade Santa Cruz
Gerador Eletrostático
Aluno representante – Jonas Alves Nogueira Garcia
21 94749968 Jonas.Garcia@thyssenkrupp.com
Tempo gasto para conclusão do trabalho – 15 horas
Assinatura do representante
Dedico este trabalho de conclusão aos meus familiares, e amigos que de muitas formas me incentivaram e ajudaram para que fosse possível a concretização deste trabalho.
Agradeço a todas as pessoas do meu convívio que acreditaram e contribuíram, mesmo que indiretamente, para a conclusão deste curso.
É uma máquina muito interessante devido às pequenas faíscas que gera, demonstrando claramente o fenômeno da eletrização por atrito e por indução.
Para entendermos como funciona este gerador é fundamental recordarmos os métodos para eletrizar um corpo. O grande segredo desta máquina está em escolher corretamente os materiais que serão atritados.
ELETRIZAÇÃO POR ATRITO
Quando dois corpos estão em contato, pode ocorrer compartilhamento de elétrons entre os átomos de suas superfícies. Ao serem afastados, alguns átomos de um determinado metal podem reter um ou mais elétrons dos átomos do outro material. Assim, os dois materiais necessitam apenas ter um contato e serem separados para que os elétrons sejam trocados. Isso é o que cria o desequilíbrio da carga líquida entre os objetos. Entretanto, o efeito é realçado extremamente quando friccionamos os materiais, porque eles se tocam e separam muitas vezes.
Para obter uma boa eletrização, é necessário selecionar os materiais a serem atritados, porque as ligações químicas que vão se estabelecer dependem dos elementos