termodinamica
PROF.: DANIELLE CHRISTINE ALMEIDA JAGUARIBE
UNIDADE I: TERMOMETRIA, CONCEITOS FUNDAMENTAIS E PRINCÍPIOS DA TERMODINÂMICA.
1. INTRODUÇÃO:
As noções de quente e frio são intuitivas e dependem de vários fatores inerentes aos objetos observados e dependem de vários fatores. Através do tato podemos distinguir um corpo quente de um corpo frio, porém não podemos determinar a temperatura deste corpo utilizando este método de avaliação.
Microscopicamente falando, o estado térmico de um corpo está diretamente ligado ao estado de agitação de suas partículas, ou seja, à medida que um corpo vai sendo aquecido, as suas moléculas, átomos, partículas subatômicas vão se tornando mais agitadas. Com base nessa observação podemos definir:
TEMPERATURA: É uma grandeza física utilizada para avaliar o estado de agitação das partículas de um corpo, caracterizando assim, o seu estado térmico. Consequentemente, quando dizemos que um corpo A encontra-se a uma temperatura maior que o corpo B, estamos afirmando que o nível de agitação das partículas do corpo A é maior do que o nível de agitação das partículas do corpo B. A avaliação da temperatura de um corpo é realizada através de um instrumento de medida chamado TERMÔMETRO. Sua construção foi baseada em diversas grandezas que variam com a variação da temperatura de um corpo. Algumas destas grandezas são:
PRESSÃO EXERCIDA POR UM GÁS
VOLUME DE UM LÍQUIDO
A RESISTÊNCIA ELÉTRICA DE UM CONDUTOR
A maioria dos termômetros em uso ainda utiliza a dilatação de um líquido com propriedades termométricas, a exemplo do termômetro de mercúrio.
Um exemplo de um termômetro bastante utilizado como sensor de temperatura na Indústria Sucroalcooleira é o termômetro de TERMOPAR (VER Fig.1). Este tipo de sensor, é baseado na medida da voltagem existente na junção de fios metálicos ou ligas de materiais diferentes. Esta voltagem tem dependência das temperaturas das junções. As junções são formadas soldando-se