Como fazer um bom trabalho!
SOBRE A ESTRUTURA DO TRABALHO
Um trabalho de pesquisa deve conter, no mínimo, os seguintes itens: capa, introdução, considerações finais e referências, além do conteúdo da própria pesquisa, obviamente. Os anexos (imagens, gráficos, tabelas) são opcionais.
INTRODUÇÃO: em dois ou três parágrafos, o autor deve deixar claro para o leitor do que se trata o trabalho. É uma espécie de resumo do conteúdo pesquisado, uma apresentação.
O TRABALHO: o trabalho de pesquisa é um resumo do que foi lido sobre o assunto. Lemos o que nos dizem vários autores e escrevemos aquilo que entendemos, sob o ponto de vista dos autores que lemos. Então, na verdade escrevemos o que diversos autores pensam sobre o assunto, de maneira compacta. O trabalho pode ter quantas folhas forem necessárias, dependendo do assunto e do que ele se propõe. Nos trabalhos de história solicito ao menos 2 página e no máximo 5 páginas de conteúdo de pesquisa.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: aqui escrevemos o que NÓS pensamos sobre o assunto. Depois de ler sobre o conteúdo, podemos chegar à nossa própria conclusão. As considerações finais são a NOSSA análise do assunto pesquisado. Deve ter entre 2 e 4 parágrafos.
REFERÊNCIAS: aqui se coloca todas as nossas fontes de pesquisa, sejam elas quais forem. Lembre-se que textos da internet que não apresentem seus autores não são textos confiáveis. Lembrem-se também de realizarem pesquisas preferencialmente em sites específicos de cada disciplina, não em sites de educação em geral. Por exemplo, se o trabalho é sobre células, pesquisem em sites voltados somente para a biologia. Assim, vocês terão informações mais completas e precisas. Para os trabalhos de história, ao menos 1 livro deve ser consultado.
ANEXOS: se coloca no fim do trabalho. São as imagens, os gráficos e tabelas, que não são colocados no meio do texto, salvo algumas exceções que não se aplicam agora.
OBS.: cada item do trabalho deve ser feito em uma