Como fazer um bom resumo?
Há diversas situações em que precisamos elaborar um resumo: contar um capítulo da novela para uma amiga, indicar um livro a alguém, realizar uma tarefa pedida pelo professor, submeter um trabalho a uma comissão julgadora. Em cada um desses exemplos, é preciso sintetizar aquilo que lemos ou vimos; no entanto, alguns precisam ser mais elaborados do que outros. Como fazer, por exemplo, um bom resumo escolar ou acadêmico? Quais são os detalhes que não podem faltar?
Características de um bom resumo:
Correção gramatical – Releia o seu texto para ver se não há nada estranho; confira a ortografia, a coerência interna, a coesão. Se possível, leia-o em voz alta, o que pode ajudar na hora de perceber algumas coisinhas fora do lugar.
Indicação de dados sobre o texto resumido – Autor e título são as informações básicas; portanto, não podem ser esquecidas. Também é recomendável indicar a editora, o ano de publicação e o gênero da obra.
Apresentação das ideias principais e a relação entre elas – O resumo não é um amontoado de frases soltas. Considere argumentos, justificativas, conclusões, teses. Uma das maneiras de estabelecer tais relações é o uso de conectivos ou organizadores textuais. Em língua portuguesa, há aqueles que indicam contraste de ideias, os que introduzem conclusões, causas, entre outras ideias.
Menção ao autor do texto resumido – O resumo é sempre um texto sobre outro texto e é preciso que isso fique muito claro para o leitor. Assim, é necessário que o autor da obra original seja mencionado de diversas formas. Para isso, podemos utilizar a substituição de termos por outros equivalentes.
Menção a diversas ações do autor – Referência a seus questionamentos, debates e explicações. Utilizamos verbos como definir, classificar, enumerar, argumentar, incitar, levar a, abordar, enfatizar, ressaltar. O que NÃO deve aparecer em um resumo:
1. Comentários pessoais misturados aos dados do