Como fazer investimento básico
Os Investimentos devem ser feitos de acordo com as características pessoais do investidor . A ideia é que o investidor possa atingir seus objetivos financeiros de maneira correta.
Conceitos Básicos
Investir é acumular recursos, ou seja, poupar de maneira inteligente. Isso significa que devemos:
- organizar e planejar nossa vida financeira;
- ser rigorosos em nosso controle de orçamento para quando decidirmos fazer uma poupança, devemos separar o dinheiro como fazemos com os nossos pagamentos;
Razões para investir
Poder comprar à vista, obter descontos nas compras, aproveitar oportunidades inesperadas, garantir nossa educação ou a educação de nossos filhos, estar prevenido e financeiramente tranquilo para alguma emergência.
Não devemos investir o que sobra no final do mês e sim o que programamos. Dessa forma quando recebemos o salário já separamos o dinheiro para aplicação.
Somente dessa maneira conquistaremos nossos objetivos.
Características dos investimentos
(Risco e Retorno)
Risco é a chance de perder ou ganhar mais do que o esperado em qualquer investimento. Tecnicamente, podemos dizer que risco é o grau de variação de retorno.
No mercado não existe aplicação que garanta rentabilidade. Todos os tipos de aplicação de dinheiro envolve algum grau de risco.
Temos o risco de liquidez que é a velocidade com que conseguimos transformar o investimento em dinheiro. Quanto menos líquido o investimento, maior será o risco.
Risco de Mercado, é o tipo de risco inerente as mudanças nas condições gerais do mercado. Ele é muito importante, particularmente, para os fundos de ações. Além disso, também é relevante para outros tipos de fundos.
Risco de Crédito, é o risco inerente ao emissor do título, ele ocorre quando quem captou o dinheiro, não honra a dívida, não pagando os juros como combinado, não devolve o valor principal tomado emprestado no momento do investimento.
Como escolher o que investir