Como Estudar a Bíblia
A mão serve para demonstrar os meios pelos quais a Palavra de Deus pode penetrar e agir na vida cristã.
Os dedos das mãos podem representar canais pelos quais a Palavra de Deus pode fluir até nós. Vejamos o que cada dedo representa nesse processo de tornar a Palavra de Deus influente em nossa vida.
O dedo mínimo representa nossa capacidade de ouvir a Palavra de Deus. “Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo. Romanos 10.17 – NTLH”. Ouvimo-nos a Bíblia pregada nos sermões, discutidas nas classes de EBD e comentada nas conversas com irmãos.
Tentemos agora segurar uma Bíblia apenas com o dedo mínimo. Impossível! Assim é quando apenas ouvimos as verdades da Bíblia.
Mas se o polegar ajudar o mínimo conseguiremos segurá-la fracamente. Se juntarmos ao ouvir o meditar, podemos desfrutar em reter um pouquinho da Palavra do Senhor, mas é uma aquisição pequena e fraca, que se perde com a maior facilidade.
O dedo anular representa “ler”. Paulo aconselhou Timóteo “Até a minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino. 1 Timóteo 4.13”. Deuteronômio 17.19 adverte a quem fossem feito rei de Israel para que lessem a Lei de Deus. De igual modo, quando lemos nossa Bíblia fielmente e com meditação, pensando nas suas verdades, podemos alcançar maior penetração dela em nossas vidas.
Se segurarmos agora a Bíblia entre o polegar, mínimo e o anular, conseguimos maior firmeza. Mas, ainda não é difícil tirá-la de nossa mão. Ler e ouvir somente não nos dá conhecimento sólido da Palavra do Senhor.
O dedo médio representa o “estudo” de Deus. “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. II Timóteo 2.15”, “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção,