Como estrelas no ceu
A1 (Ramonna): Boa Tarde, está começando mais um PsicoSaúde.
A2( Joelmara): Hoje vamos falar sobre o desenvolvimento físico na meia idade em seus vários aspectos.
A3(laisa): A meia idade que corresponde a uma fase do ciclo vital que se estende, aproximadamente, dos 40 aos 60 anos de idade.
A4(Alzira): É a transição do adulto jovem para meia idade sendo lenta e gradual, sem modificações abruptas físicas ou psicológicas.
A5(Ramonna): E um dos aspectos que vamos abordar são as tarefas evolutivas da meia idade: * Aceitação do corpo que envelhece; * Aceitação da limitação do tempo e da morte pessoal; * Manutenção da intimidade; * Reavaliação dos relacionamentos; * Relacionamento com os filhos: deixar ir, atingir igualdade, integrar novos membros; * Relações com os pais: inversão de papeis, morte e individuação; * Exercício do poder e posição: trabalho e papel de instrutor; * Novos significados, habilidades e objetivos dos jogos na meia idade; * Preparação para velhice;
É com base nessas tarefas que iremos nos aprofundar nesse tema.
A6(Laísa): Para muitas pessoas a meia idade é o período mais desafiante e realizador de suas vidas, é um período de ocupações, às vezes estressante, cheio de responsabilidades, mais um tempo no qual a maioria dos adultos sente-se no auge da competência, produtividade e controle, capaz de lidar com o que quer que apareça.
A7(Alzira): Esse período de ricas texturas é marcado por diferenças individuais crescentes. Algumas pessoas de meia idade podem correr uma maratona; outras ficam ofegantes subindo uma escada. Algumas têm uma memória mais precisa do que nunca; outras sentem que começam a perder a memória; outros estão no auge da criatividade e da carreira.
A8(Ramonna): Esse pode ser um período de avaliação. De reavaliar as aspirações vocacionais e o grau em que foram realizadas, e decidir a melhor forma de usar o tempo de vida que lhes resta.
A9(Laísa): Do inicio da idade