Como estrelas na terra, toda criança é especial
O filme nos mostra uma família supostamente de classe média alta, onde o casal tem dois filhos, o mais velho Yohan que é um exemplo na escola e no meio da sociedade, com boas notas, e muitos elogios, e o mais novo Ishaan com 9 anos de idade, que sofre com dislexia e custa a ser compreendido.
Antes de qualquer definição Dislexia, é um jeito de ser e de aprender; reflete a expressão individual de uma mente, muitas vezes arguta e até genial, mas que aprende de maneira diferente. Dislexia é uma específica dificuldade de aprendizado da Linguagem: em Leitura, Soletração, Escrita, em Linguagem Expressiva ou Receptiva, em Razão e Cálculo Matemáticos, como na Linguagem Corporal e Social. Não tem como causa falta de interesse, de motivação, de esforço ou de vontade, como nada tem a ver com acuidade visual ou auditiva como causa primária.
No decorrer do filme podemos compreender que Ishaan já havia reprovado no terceiro ano e estava prestes a reprovar novamente, pois, as letras dançavam na sua frente de forma que ele não conseguia ter um domínio e nem um entendimento de tudo aquilo, fugindo assim do foco da aula. Questionado, o seu pai apenas acredita na hipótese de falta de disciplina, e trata o filho com muita rudez, e falta de sensibilidade, não arruma tempo para a família, apenas pensa no trabalho e cobra dos filhos, na maioria das vezes os sonhos que não alcançou.
Durante as aulas, Ishaan ouve muitas ofensas, muitas vezes vindo dos seus próprios professores, o que não entendem é que as palavras muitas das vezes tem um grande peso sobre a vida de uma criança. Após os pais serem chamados na escola para uma conversa com professores e a diretora, o pai decide mandar seu filho para um internato, no intuito de que lá ele consiga ser disciplinado, ou seja, ele esta querendo jogar a função dele para a escola. Sem que a mãe tenha direito de falar nada, arruma-se uma vaga para o menino entrar na escola no meio do ano.
Mas a