COmo enxergar sem óculos - resumo
Reeducação dos músculos ópticos 1. Piscar frequentemente: lubrificação, higienização, relaxamento, movimento, aquecimento.
2. Focalização central. Localizar e focalizar a atenção dos olhos num ponto específico por vez. Exercício: sem óculos, olhe uma palavra, depois olhe outra palavra três palavras distante da primeira.
A falta de focalização central do olho míope provoca excessiva fixidez e tensão.
3. Mover os olhos com frequência. Exercício para mobilidade contínua: leitura de baixo para cima com o livro de cabeça para baixo.
4. Fazer o Grande Volteio duas vezes por dia, por cinco minutos e por três minutos antes de dormir. Os olhos devem mover-se continuamente durante o exercício, estimulando a mobilidade e o restabelecimento da atividade muscular dos músculos dos olhos. Velocidade: 16 voltas por minuto.
5. Tonificação dos olhos pela luz solar: diminuição da dilatação da pupila do olho míope. (1) Feche os olhos ligeiramente enquanto o rosto estiver virado diretamente para o sol. Vire a cabeça lentamente de um lado para o outro por 4 minutos. (2) Abra os olhos momentaneamente quando a cabeça estiver voltada para o lado. Não faça esforço para enxergar e abra os olhos somente em curtos lapsos. Com a habituação, os olhos podem ser dirigidos mais e mais para o sol.
6. Empalmação: repousar os olhos na escuridão absoluta.
7. Ler o Quadro-teste de Snellen. Coloque o quadro a uma distância em que possa ler confortavelmente sem óculos. Pisque depois de cada letra. Leia o quadro com uma vista de cada vez, cobrindo a outra sem tocá-la. Faça o exercício inclinando-se devagar e suavemente, de um lado para o outro. 15 minutos: 5 para os dois olhos, 5 para o direito e 5 para o esquerdo.
8. Relaxar corpo e mente antes de dormir e quando tirar o óculos. É o esforço para ver que o impede de ver.
A melhor maneira de vencer um obstáculo é destruir a ignorância que o cerca. O ato de enxergar é pura sensação. O