Como elaborar um relatório cientifico
CIENTÍFICO
Química Experimental L1
Um relatório científico serve para comunicar os resultados finais e de um trabalho laboratorial de investigação, de estudo, de pesquisa, etc.
Deverá ser um relato completo que possa permitir a qualquer pessoa que o leia adquirir uma visão global do estudo efetuado, proporcionando uma consulta fácil e fornecendo de modo objetivo a informação mais relevante.
Seguidamente traçam-se as linhas gerais às quais deverá obedecer um relatório científico.
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
Estrutura
Introdução
Objetivos
Procedimento Experimental
Resultados e Discussão
Conclusões
Bibliografia
Anexos (Apêndice)
A Estrutura do Relatório
Pode optar-se por uma estrutura que inclua uma Introdução,
Procedimento, Resultados e Discussão e Conclusões. Estas diferentes partes do relatório são identificadas com subtítulos que devem ser destacados de algum modo (letras maiúscula, sublinhado, tamanho superior, etc.).
O Relatório de trabalho científico deverá ainda obrigatoriamente incluir um Resumo e indicar a bibliografia que foi utilizada. Poderá ainda ter anexos e/ou apêndices.
Como escrever: Introdução
A introdução é uma revisão de literatura “enxuta” na qual , utilizando o formato de um “cone invertido”, semelhante ao parágrafo, você leva o leitor a entender o propósito de sua pesquisa.
“ quem domina nosso planeta? Provavelmente, a primeira resposta a
pergunta seria o homem ou talvez, os peixes, que estão presentes nos rios, lagos, oceanos.... Os insetos são as mais abundantes criaturas espalhadas em nosso planeta.... A abelha é um inseto muito comum e é um dos mais importantes animais para o homem; seu grande valor não é apenas por seus produtos: mel, pólen, própolis, geléia real, cera, apitoxina (veneno) mas, principalmente,a polinização.”
__________________
FONTE: Aquino, I. S. Honeybee: a sweet insect. Stillwater: Oklahoma Sate University,
1997. 6p.