como elaborar um APR
A elaboração de uma APR - Análise Preliminar de Risco não é tão simples e não deve ser somente por encargo do Técnico em Segurança. A primeira atividade consiste na formação de uma equipe multidisciplinar, composta por técnicos pertencentes aos órgãos de execução da manutenção, Engenharia de Manutenção , Engenharia de Segurança do Trabalho e um coordenador para a Sistematização da Manutenção .A equipe de trabalho deve receber um treinamento prévio num Curso Básico de Gerência de Riscos (teórico/prático), no qual se desenvolvem temas como a identificação de riscos e a técnica de Análise Preliminar de Riscos propriamente dita.
Como elaborar uma APR então ?
1. Deve-se primeiramente obter informações sobre a atividade a ser executada, tais como: Local, Área, Setor, o que será executado, etc.
2. Como o TST não é o executante, ninguém melhor que o Encarregado / Supervisor para descrever o passo a passo da atividade.
3. Se possível envolva os funcionários que irão executar a atividade de modo a se nivelar as informações.
Após a coleta das informações, a elaboração da APR fica mais fácil.
Elabore a APR observando para cada condição apresentada os riscos e promova as ações mitigadores, isto é, para cada risco deve existir uma ação mitigadora.
Antes de implantar a APR, efetue uma conferência com os envolvidos para checar se as informações estão certas e depois sim, colete as assinaturas dos responsáveis.
1. Responsável pela Elaboração
2. Responsável pelo Contrato
3. Responsável pela Execução do Serviço / Atividade
4. SESMT
Registre estas informações em um documento
A importância de se evidenciar as informações tem o intuito de se evitar controvérsias e problemas quanto a informação sobre a a atividade, evitando assim uma APR fora da realidade da atividade a ser executada.
Por fim, monitore a APR para em caso de alguma alteração na atividade, a mesmas também ser atualizada.
Os