142321860396
991 palavras
4 páginas
Conteúdo Administrado: O que é Perigo e Risco? Situações Perigosas. Análise Preliminar de Riscos. Descrevendo todos os Riscos e fazendo sua caracterização. Medidas de Controle e Prevenção.
É impossível ocorrer um acidente e suas consequências sem a presença de perigos e riscos existentes em seus ambientes de trabalho.
O que é Perigo e Risco?
Perigo- É uma fonte ou uma situação com potencial para provocar danos em termos de lesão, doença, prejuízos á propriedade, dano ao meio ambiente ou uma combinação destes.
Risco- É a combinação da probabilidade de ocorrência e das consequências (severidade) de um determinado evento perigoso.
Perigo e Risco; O risco só existe se houver, ao mesmo tempo um alvo e um perigo potencial!
Risco é se expor ao Perigo: Risco-Ações. Perigo-Ambiente/Fonte.
Situações Perigosas.
Químicos, Lay Out, Pressão, Quente, Gases, Vapor, Máquina em Movimento, Eletricidade, Frio, Altura..
Análise Preliminar de Riscos.
A Análise Preliminar de Riscos (APR) consiste do estudo, durante a fase de concepção, desenvolvimento de um projeto ou sistema, com a finalidade de se determinar os possíveis riscos que poderão ocorrer na sua fase operacional e saná-los para que os mesmos não aconteçam.
A APR é utilizada portanto para uma análise inicial, desenvolvida na fase de projeto e desenvolvimento de qualquer processo, produto ou sistema, tendo especial importância na investigação de sistemas novos de alta inovação e/ou pouco conhecidos, ou seja, quando a experiência em riscos na sua operação é deficiente. Apesar das características de análise inicial, é muito útil de se utilizar como uma ferramenta de revisão geral de segurança em sistemas já operacionais, revelando aspectos que às vezes passariam despercebidos.
A APR teve seu desenvolvimento inicial na área militar.
A APR é uma técnica profunda de análise de riscos mas geralmente precede a aplicação de outras técnicas mais