Como Elaborar Prognostico
Este prognostico tem como objetivo projetar a situação dos resíduos automobilísticos para o período dos próximos 20 anos, identificando a viabilidade técnica e econômica e social das alternativas para a gestão ambiental desses resíduos.
A elaboração dos cenários é uma estratégia muito comum na realização de prognósticos a mesma cria um conjunto de condições para cada tipo de situação. Esses cenários foram classificados em pessimista, otimista e realista de acordo com a taxa de geração esperada.
O cenário pessimista foi montado tendo como premissa a classificação utilizada que determinou o grande crescimento da mesma que iniciou suas atividades com 50 funcionários, hoje se não tivesse aumentado suas instalações e funcionários não estaria entre as primeiras. Estimasse que a quantidade de resíduos seja em torno de 5 toneladas mês.
O cenário realista foi utilizado como premissa à estimativa da geração mensal de resíduos, sendo que apenas 30% desses resíduos são reciclados. A partir desse dado, projetou-se ao longo dos anos a evolução desta taxa em proporção ao aumento de aquisições de bens segurados.
Para elaborar o cenário otimista, foi realizada uma correlação entre as proporções de materiais reciclados e o aumento na aquisição de bens, podendo assim chegar aos 50% de materiais reciclados ao longo de 10 anos que seria metade do proposto, já o aumento de aquisições se dá pelo fato das facilidades nos dias de hoje.
Plano de ação (Action Plan)
A PORTO tentar associar-se a empresas de reciclagem para tentar reciclar 100% dos resíduos de suas filiais, podendo assim obter até lucros por menor que seja.
Ela tem já tem dois projetos de reciclagem de materiais óleo de cozinha e pilhas e baterias.
Também tem um projeto de redução de CO2, incentivando os funcionários a deixarem seus veículos em casa e andar mais de bicicleta.