Como elaborar poster academico
I. Título; Autores;
II. Introdução;
III. Referencial;
IV. Objetivos;
V. Metodologia;
VI. Desenvolvimento;
VII. Resultados obtidos;
VIII. Considerações Finais / Conclusão;
IX. Referências utilizadas.
Apresentação Gráfica:
As letras do corpo do texto deve ser arial ou time new roman tamanho mínimo de 18 e máximo de 26, sendo o título em caixa alta, negrito com no mínimo de 40 e máximo 50. Recomendação: *Recomenda-se organizar as informações visuais de forma clara e que possibilite a organização e identificação dos títulos e o corpo do texto.
1. Os posters em congressos: exposição e análise
As sessões de exposição de Posters são geralmente bastante movimentadas (principalmente nas horas de coffee break). Estas têm a duração de um dia (ou parte), e incluem geralmente dezenas de trabalhos (em Congressos de maiores dimensões esse número pode atingir as centenas) expostos simultaneamente. Os posters são afixados em Placards, onde ficam à disposição da Comunidade Científica, que os analisa na maior parte das ocasiões sem os autores estarem presentes. Por conseguinte, os posters devem "falar por si".
A consulta de posters é feita de pé, pelo que constitui um exercício extremamente cansativo. Por esse motivo, os posters têm que competir entre si pela conquista da atenção da audiência. É vital que os autores invistam fortemente na captação do interesse de leitores - entre eles, potenciais colaboradores, orientadores ou empregadores futuros - sob o risco de os mesmos passarem desinteressadamente pelo poster.
As comissões organizadoras dos Congressos estipulam um período durante o qual um dos autores deve estar presente junto do painel. Esse período é fundamental pois permite a troca de impressões com a comunidade científica presente no Congresso. Não raramente, são estabelecidos contactos e colaborações preciosas.
2. Princípos gerais para o sucesso dum poster
À semelhança de qualquer cartaz publicitário, os posters devem