Como Definir A Música
Introdução
Comecemos o trabalho de hoje com uma proposta: assista ao vídeo abaixo, disponibilizado no youtube:
Você tem 5 minutos. Enquanto escuta, proponha uma definição para a palavra “Música”. Abra seu editor de texto (ou anote em um papel!) e, em 3 ou 4 linhas, escreva sua própria definição, sem consultar nenhuma fonte. Guarde essa definição.
Você conhece a música que ouviu?
É a “Pequena serenata noturna” (Eine Kleine Nachtmusik) de Wolfgang Amadeus Mozart, compositor austríaco do final do século XVIII.
Tendo em mãos a sua definição de "Música", liste 10 músicas que combinam com o texto que você escreveu. Se possível, faça uma lista de observações de cada peça que você sugeriu. Qualquer observação, neste momento, será válida. Procure nomear pontos em comum, aspectos distintivos, relações entre elas, características sonoras etc.
Agora compare: O que essas músicas têm em comum? Quem as escreveu? Quando foram compostas? Quantas são somente instrumentais? Quantas são cantadas? Em que língua elas são cantadas? São músicas tristes? Alegres? Para serem ouvidas a qualquer momento ou em ocasiões específicas? Apresentam que tipo de organização?
Assista atentamente a esses próximos exemplos (basta clicar nos títulos). Enquanto assiste, escreva suas impressões:
1) Canto Krahô, Itacajá – TO, Brasil
2) Edgard Varese: Ionisation (1929-1931)
3) Flauta Bambu Solo: Du Ciwen toca “Canto de pássaro”
4) Karlheinz Stockhausen: "Kontakte" (1959 - 1960)
5) John Cage: Water Walk. (1960)
John Cage [1] apresenta sua peça no programa de tv americana “I've Got A Secret”
6) Funk do Jeremias Muito Louco
Construído (composta?) a partir da entrevista de Jeremias José do Nascimento ao programa ‘Sem Meias Palavras’, da TV Jornal de Caruaru (SBT), 2008.
Sempre foi assim?
A música é uma criação exclusiva do ser humano. Como processo cultural, está presente em todo e qualquer grupo. Todas as civilizações conhecidas ou agrupamentos sociais produziram e possuem