como dar o cu
Barroco é o nome dado ao estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália . A arte Barroca desenvolveu-se no século XVII, período de grandes mudanças na Europa da Idade Moderna. A arte barroca iniciou-se na Itália, logo se espalhou para outros países da Europa, também chegou a América. Na arte barroca á aspectos muito comuns como: o predomínio da emoção, e não da razão; o acentuado contraste entre tons claros e escuros. A pintura: Os pintores Italianos Caravaggio, Tintoretto e Andrea Pozzo estão entre os mais representativos do barroco. Na pintura Barroca a luz que ilumina a cena vem geralmente da direção contraria da luz natural, por exemplo, de uma janela. O contraste de luz e sombra valoriza a pintura, pois os corpos ganham volume, com desenhos bidimensionais, isto é, pintadas com apenas altura e largura.
A escultura: Nos gestos e no rosto das figuras representadas, a escultura barroca exprime emoções: alegria, dor, sofrimento. Por vezes, um grupo de esculturas compõem uma cena dramática. Entre os artistas do barroco italiano Bernini foi sem duvida o mais importante e completo: foi arquiteto, urbanista, escultor, decorador e pintor.
A arquitetura: Expressou, ainda, o desejo dos governantes de demonstrar poder por meio de seus palácios. Assim, os arquitetos do Barroco deixam de lado a simplicidade e a racionalidade do Renascimento e investem na grandiosidade das igrejas e dos palácios.
Barroco na Espanha: Do século XVII até a primeira metade do século XVIII o barroco expandiu-se da Itália para toda a Europa e ganhou, em cada pais, características próprias como é o caso da Espanha. O principal traço original barroco espanhol encontra-se na arquitetura, a pintura espanhola contem o uso expressivo de luz e sombra.
Barroco na Holanda, Bélgica, e nos Países Baixos: nos países baixos o barroco desenvolveu-se em duas grandes direções, sobre tudo na pintura. Na Bélgica manteve as linhas