Como cultivar amor a leitura
SISTEMA DE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS ATRAVÉS DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA) EM ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL MUNICIPAIS (APA OU APAM)
Gestão de Recursos Hídricos
Cátia Fernandes Barbosa
Joceli Maria Giacomini Angelini
José Roberto Guedes de Oliveira
Maria Alessandra Silva Nunes Agarussi
Thaís de Almeida Garcia Prof. Dra. Rachel Negrão Cavalcanti Prof. Dra. Suely Yoshinaga Pereira
Novembro, 2003
Conteúdo
RESUMO i
ABSTRACT ii
INTRODUÇÃO 1 RECURSOS HÍDRICOS E SISTEMA DE GESTÃO 1
GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NUMA APA 6
ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL – APA 11
OBJETIVO 13
METODOLOGIA 14 MATERIAL E MÉTODO 14
SGA e NBR ISO 14000 14
RESULTADOS 18
DISCUSSÃO E CONCLUSÃO 30
BIBLIOGRAFIA 33
RESUMO
Uma nova visão de gerenciamento de recursos hídricos, por Sistema de Gerenciamento Ambiental (SGA) em Área de Preservação Ambiental Municipal (APAM) estabelecida em cada município em todo o seu território municipal (uma APA ou APAM para cada município) é apresentada. Esta nova visão seria revestida das mais extensas prioridades e, harmoniosamente, estaria em pleno e efetivo contato com as outras APAMs de outros municípios.
O modelo atual, vigente, para recursos hídricos, é distante do problema, das soluções e da participação pública efetiva. O gerenciamento local torna-se mais eficaz em razão das peculiaridades de cada região, ou melhor, de cada cidade: sua cultura, sua situação econômica, sua vocação, etc.
Assim, cada gestão hídrica, dentro do SGA em cada APA, em cada município, é uma fórmula integrada de gerenciamento, onde os seus integrantes são, invariavelmente, os próprios conhecedores ou moradores no próprio espaço físico-geográfico.
A implantação e implementação de um