Como citar as fontes consultadas
Existem formas diversas de citar. Porém, qualquer que seja o formato escolhido entre os mais comuns a única maneira aceitável de citar é citar corretamente. Ou seja, a citação tem de identificar e permitir localizar, sem qualquer equívoco possível, o documento citado.
AS CITAÇÕES NOS TRABALHOS DOS ESTUDANTES
Ao redigirem os seus trabalhos e relatórios os estudantes são freqüentemente confrontados com as seguintes dúvidas: o que citar e não citar? Cito em demasia? Onde colocar a citação? Como evitar o plágio?
Relativamente à dúvida "o que citar" há uma regra básica a seguir: devem ser citadas todas as idéias específicas, as opiniões e os fatos que não são da autoria de quem escreve. Em contrapartida não deve ser citado tudo aquilo que faz parte do conhecimento comum. O conhecimento comum tanto diz respeito à informação conhecida pelo público em geral, como à informação genérica de um dado campo profissional. Contudo, porque muitas vezes é difícil identificar onde começa e onde acaba o conhecimento comum, uma boa regra a seguir é "na dúvida deve citar-se".
Sentir-se compelido a fazer uma citação em quase todas as frases significa que não se pensou o suficiente, não se dispensou a atenção devida ou o tempo de investigação necessário ao tópico que se analisa, de modo a que possam surgir e ser desenvolvidas idéias próprias. Um relatório de pesquisa não deve cingir-se a uma compilação de idéias e fatos de outros trabalhos. As fontes devem constituir apenas a base a partir da qual são desenvolvidas as idéias de quem escreve. A regra de ouro é, "sempre que é usada informação de outras fontes essa informação deve ser comentada". Além disso, a importância e o tamanho do comentário não devem ser nunca menores que a dimensão da fonte utilizada.
Em relação ao local mais indicado para colocar a citação o final do parágrafo não é, geralmente, o local mais aconselhado. Na verdade, a citação colocada no final do parágrafo deixa freqüentemente